nans @ 13:34

Sex, 28/09/12

Bem, gostaria de começar esta review dizendo que acho que é de louvar todos os autores portugueses que se aventuram a escrever fantasia e também as editoras que apostam nesse mesmos autores, algo que é raro hoje em dia.
Tentei por duas vezes ler o livro, e da segunda parece que a coisa finalmente foi para a frente.
Orbias é um livro que me deixa com um pé atrás, uma vez que não é muito mau, mas também não é bom. A história base é original, um misto de Sailor Moon com Winx passado entre a Terra e num misto de Terra Média e o mundo dos contos de fadas. Mas depois, no decorrer do livro são-nos apresentadas situações que nos deixam boquiabertos porque ou não são bem explicadas ou então roçam a linha do conto de fadas idílico e que deixaria qualquer adulto a pensar "ninguém pensa ou age assim".
Sei perfeitamente que se trata de fantasia, mas a fantasia tem que ser minimamente credível e tal não se passa com o livro Orbias. A história apresenta várias falhas, muito provavelmente por estar escrito na primeira pessoa, e a rapidez com que alguns acontecimentos são descritos torna tudo ainda mais difícil de acreditar.
A escrita ... e aí é que a minha opinião consegue ser mais conflituosa.
O vocabulário usado é cuidado mas as descrições chegam a ser infantis, demasiado infantis para tal livro. Não é por se juntar as denominadas "palavras caras" que a discrição se torna mais rica, mas sim a capacidade do autor eu fazer o leitor imaginar que está naquele mundo e isso, infelizmente, não acontece neste livro.
Outra coisa que odeie neste livro foi uma coisinha chamada "parágrafos". A sério, consegui apanhar um parágrafo que ocupava mais de uma página e nele eram abordados vários assuntos. Tal coisa não dá qualquer ritmo á leitura o que é enfadonho.
E nunca é demais dizer que as editoras deviam de dar mais atenção aos erros ortográficos presentes nos livros. Fica mal e os revisores e editores ficam com má imagem perante tal descuido.


Sinopse;
Dois mundos, seis guerreiras, uma história de fanta­sia moderna repleta de aventura, sensualidade e humor. Magia e mundos paralelos não existem…até ao dia em que somos transportados para Orbias! Este romance fantástico é essencial para quem gosta de uma história cheia de surpresas e fantasia moderna.